A Maldição do Calciocaos
Lilian Thuram – O veterano zagueiro e lateral francês arrumou suas malas e pegou o primeiro vôo para a Espanha, desembarcando na Catalunha, onde não vingou e acabou não repetindo suas atuações que o consagraram no futebol italiano, amargando assim o banco de reservas da equipe do Barcelona. Algumas temporadas mais tarde tentou voltar a jogar em sua terra natal, porém durante exames médicos ficou constatado que ele sofria com um problema cardíaco, assim sendo forçado a se aposentar.
Gianluca Zambrotta – O lateral da seleção italiana, assim como Thuram, foi respirar novos ares também no Barcelona. Também não se adaptando ao futebol espanhol, Zambrotta acabou se tornando um lateral comum. Foi negociado com o Milan temporadas depois, onde melhorou de rendimento, mas ainda assim muito longe de seu futebol apresentado na Juventus.
Fábio Cannavaro – Uma excelente temporada, uma copa do mundo perfeita, o prêmio de melhor do mundo e juras de amor a torcida bianconera. Cannavaro e Juventus viviam o casamento perfeito, com o zagueiro inclusive dizendo ficar na Juventus até na serie C se possível, o que não aconteceu quando foi de fato dada a punição a Juventus. O zagueiro foi para o Real Madrid com esperanças de se tornar mais um galático a brilhar, o que não ocorreu. O zagueiro fez uma temporada péssima e não se adaptou a defesa em linha do Real, muito comum na Espanha. Após o fracasso no futebol espanhol voltou a Juventus, onde tenta reencontrar o futebol que lhe rendeu a bola de ouro da Fifa.
Emerson – Não foram apenas jogadores que acabaram saindo da equipe com o rebaixamento, o técnico Fabio Capello também acabou abandonando o barco, se mandando para o Real Madrid, e levando com ele o volante Emerson., que não conseguiu nem de longe lembrar o jogador que era na Juventus, indo de um dos melhores volantes do mundo para um de 14ª linha. Tentou voltar para o futebol italiano para tentar recuperar o bom futebol, mas foi em vão... acabou no banco de reservas do Milan e não correspondeu as expectativa de quando foi requisitado.
Patrick Vieira – Mais um volante a ir embora. Vieira optou por uma saída um pouco mais polêmica que os jogadores anteriores e decidiu se transferir para um time rival, a Inter de Milão, onde não conseguiu ter uma seqüencia de jogos graças a uma série de lesões que o assombraram.
Zlatan Ibrahimovic – O mais polêmico de todos! Uma saída forçada já seria algo polêmico, ainda mais sendo para a rival. Se já não bastasse, ao chegar no clube de Milão, Ibrahimovic acabou fazendo alguns comentários que acabaram desagradando a torcida bianconera, como por exemplo, a declaração de onde ele se denominou um interista desde pequeno. Alguns de vocês podem dizer que o caso de Ibra foi diferente dos demais, afinal de contas a carreira dele deslanchou na Inter, acabou ganhando alguns títulos e tudo mais. Mas me sinto na obrigação de descordar, e vou dizer porque. Ibrahimovic ganhou alguns campeonatos italianos sim com a Inter, mas convenhamos que disputar um campeonato onde uma equipe como o Milan passa por um momento de reformulação e uma Juventus ainda não conseguiu repor todas as peças após o rebaixamento, é fácil. No mais, Ibrahimovic continua sem conquistar nenhum titulo europeu e ainda vai acompanhar a Copa do Mundo pela TV o que não é nada bom para um jogador de seu nível e que sonha tanto em ser o melhor do mundo.
Claro, sei que não devia cobrar os jogadores para ficarem na série B, mas sim agradecer a jogadores que ficaram na equipe, como o caso de Del Piero, Nedved, Camoranesi, Trezeguet e Buffon. O tcheco Nedved, inclusive, em uma entrevista conseguiu passar todo o sentimento da torcida juventina em uma única frase: “Os jogadores se foram... os homens ficaram” e a eles sou grato por recolocar a Juventus do lugar de onde nunca devia ter saído. Os jogadores que saíram podem até ter seguido seu lado mais profissional, mas que a minha praga pra eles pegou... ahhh disso vocês não tenham dúvida!
0 comentários:
Postar um comentário